18 de Maio – Dia Mundial da Luta Antimanicomial

Reafirmando o compromisso com a defesa dos direitos humanos de todas as pessoas, a comunidade acadêmica da UFMS/CPAR, por meio do Centro Acadêmico de Psicologia, Núcleo da ABRAPSO e Curso de Psicologia, promoverão atividades comemorativas ao DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL, 18 DE MAIO. Trata-se uma data relevante para a conscientização da sociedade de Paranaíba, contra o estigma, a discriminação e a segregação social de pessoas em situação de sofrimentos psíquicos. E para alertar sobre a falta de implantação, suficiente, das políticas de saúde mental, previstas na Lei Federal Paulo Delgado (10.226).

Convidamos para participarem das atividades, usuários do SUS, profissionais da administração pública municipal, especialmente os trabalhadores dos serviços de saúde (CAPS, NASF, Unidades de Saúde da Família, Santa Casa, e Instituto Adelina Tiago Dias), membros das Associações Profissionais (dos Psicólogos da Região Bolsão – MS e demais), comunidades acadêmicas da UFMS, UEMS e outras, e todas as pessoas interessadas.

Venham saber mais a respeito da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica. Apoiem essa luta! Participem de nossas atividades técnico-científicas, educativas e comunitárias, que ocorrerão entre os dias 15 e 18 de maio, em diferentes locais da cidade:

Quinta-feira, 15 de maio

13:30 – CONFERÊNCIA:

“Loucura e Reforma Psiquiátrica: O que a história tem a ensinar?” Com a acadêmica Helen da Costa Toledo Piza e o prof. Bruno Carvalho.

19:30 – DIÁLOGO COORDENADO:

“RAPS – Rede de Atenção Psicossocial em Paranaíba: diálogo entre universidade, gestores, trabalhadores de saúde e representantes de usuários, para a elaboração de um Plano Municipal de Saúde Mental e Atenção Psicossocial”. Palestra de abertura e mediadora: professora Renata Bellenzani. Convidados para integrar a mesa: Secretário de Saúde de Paranaíba-MS, Coordenadora do CAPS e Coordenadora da Atenção Básica (sujeito à confirmação). A plateia participará com perguntas e sugestões.

Sexta-feira, 16 de maio

19:00 – “SESSÃO DE CINEMA COM PIPOCA”

(filme: Bicho de Sete Cabeças): Na Escola Estadual Dr. Ermínio Leal Garcia. Aberta à população jovem e adulta. Haverá espaço especial de brincadeiras organizado por alunos de Psicologia, para crianças, cujos responsáveis estiverem na sessão de cinema.

Paranaíba, 07 de maio de 2014.

COMISSÃO ORGANIZADORA da UFMS/CPAR DAS ATIVIDADES DO “18 DE MAIO”