Inclusão Educacional da Pessoa Idosa na UFMS – 201 vagas para o 1º semestre de 2016

Retomando as atividades neste semestre, estão abertas 201 (duzentas e uma) vagas para pessoas idosas que desejem cursar, gratuitamente, até duas disciplinas de cursos regulares de graduação oferecidos pela UFMS em Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas-MS.  O preenchimento das vagas será pela ordem de inscrição e a única exigência é que as pessoas idosas interessadas tenham 60 anos de idade (ou mais) e tenham concluído, pelo menos, o ensino médio. O objetivo da proposta é possibilitar às pessoas idosas aprofundar ou atualizar seus conhecimentos em alguma área científica de seu interesse e, ao mesmo tempo, proporcionar a troca de informações e experiências com os jovens.

No Câmpus de Paranaíba serão ofertadas 06 (seis) vagas! (informações ao final)

Critérios para Preenchimento das Vagas

• Ter idade de 60 anos completos ou mais.
  • Possuir ensino médio completo.
  • Se inscrever o quanto antes (será respeitada a ordem cronológica de recebimento dos pedidos de inscrição).

Período e Procedimentos para a Inscrição

• Período de inscrição: 3 a 8 de maio de 2016.
  • As inscrições deverão ser feitas via Internet, mediante preenchimento do formulário disponibilizado no site da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE)

Período Letivo, Horários de Aula, Avaliação e Aprovação

• O primeiro semestre letivo de 2016 está compreendido entre os dias 16/05/2016 e 15/09/2016.
  • Cada disciplina tem seus dias e horários pré-definidos, conforme detalhamento contido no catálogo.
  • O/a professor/a responsável pela disciplina poderá aplicar, como instrumentos de avaliação, provas (escritas, práticas ou orais), trabalhos teóricos ou práticos, relatórios, seminários, debates, entre outros, conforme programação inclusa no correspondente Plano de Ensino.
  • Para ser aprovado na disciplina e obter a certificação de extensão universitária, o aluno deverá obter frequência igual ou superior a 75% da carga horária total e alcançar Média de Aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

Certificação

• As pessoas idosas matriculadas que cumprirem com todas as exigências da disciplina (frequência e notas) farão jus ao certificado de extensão, a ser emitido pela Coordenação do Projeto Inclusão Educacional da Pessoa Idosa na UFMS em até 30 dias após o final do semestre letivo.
  • Não farão jus ao certificado de extensão as pessoas idosas que não cumprirem com todas as exigências da disciplina.

Clique aqui para maiores informações e realizar a sua inscrição!

————

Vagas ofertadas no Câmpus de Paranaíba

Intervenção Psicopedagógica (68 h/a) – 2 vagas

Dias e Horários: Quinta-feira, das 13h30 às 17h40

Local: Bloco I, curso Psicologia/CPAR

Ministrante: Silvia Maria Bonassi

Ementa da disciplina: A intervenção psicopedagógica na instituição educacional. Intervenção psicopedagógica nos processos de ensino. Intervenção psicopedagógica nos processos de aprendizagem individuais e coletivos. A avaliação psicopedagógica. Sujeitos e sistemas envolvidos na avaliação psicopedagógica.Elementos da avaliação psicopedagógica.

Curso: Psicologia

Prática de Ensino em Matemática III (68 h/a) – 4 vagas

Dias e Horários: Sexta-feira, das 18h50 às 23h

Local: CPAR – sala 10

Ministrante: Thiago Donda Rodrigues

Ementa da disciplina: Análise das metodologias de Jogos e Uso de Calculadora nas aulas de Matemática visando estudo e produção de materiais para Ensino Básico. Análise Didática e prática de ensino de conteúdos de Matemática relativos ao Ensino Fundamental e/ou Médio.

Curso: Matemática – Licenciatura