Egressos do Curso de Administração do CPAR são aprovados em seleção de Doutorado

Postado por: Ailton Junior

Letícia Ferreira Xavier e Weslei Maique Oliveira Lopes, egressos do Curso de Administração do CPAR, em 2016, foram aprovados no processo seletivo para o curso de Pós-Graduação em Administração, nível Doutorado, da Escola de Administração e Negócios (ESAN/UFMS), em Campo Grande.

Durante a graduação no CPAR, a Doutoranda Letícia Ferreira Xavier participou de projetos de extensão voltados ao Empreendedorismo Social e Sustentabilidade, desenvolvendo como trabalho de conclusão de curso a pesquisa com o tema “Valores organizacionais de catadores de materiais recicláveis vinculados a uma cooperativa de reciclagem, resultando no artigo publicado no VII Encontro Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (UnB), sob orientação do Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo.

Ao ingressar no curso de administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus Paranaíba, em 2011, pouco sabia sobre carreira acadêmica tão pouco sobre produções ou publicações científicas. Em 2012, comecei a participar de grupos de pesquisa e projetos de extensão oferecidos pelo Professor Geraldino Carneiro de Araújo, que foi fundamental para todo aprendizado, tanto profissional quanto acadêmico, em que foi possível vivenciar questões teóricas na prática, resultando artigos produzidos a partir do projeto, e assim permaneci até 2015, o último ano de curso. Em 2017, ingressei no Mestrado, um grande momento de aprendizado e desafios, e profissionalização. Atualmente sou mestre em Administração, e começarei o Doutorado e sei que existem desafios ainda pela frente.”

Já o Doutorando Weslei, foi Presidente da Empresa Júnior do Curso de Administração, desenvolveu um projeto de Iniciação Científica, com o tema “Marketing Ambiental: Uma análise da produção científica nacional”, publicado posteriormente na Revista Brasileira de Marketing, sob orientação do Prof. Dr. Wesley Ricardo de Souza Freitas.

Quando me mudei da fazenda para cidade aos 17 anos, nunca tinha passado pela minha cabeça fazer uma pós-graduação, estudante de escola pública rural durante a vida toda e vindo de uma família simples, estar em uma graduação em uma universidade federal pública já era um privilégio, mas nem sempre consegui enxergar isso. A ficha caiu somente quando cheguei ao mestrado e bateu aquele sentimento de estar em um lugar que não era para mim, quando olhava para o lado e tinham pessoas que falavam várias línguas, pessoas que já tinham viajado o mundo e pareciam ter uma bagagem de vida muito maior que a minha. Este sentimento de estar no lugar errado, somado com o isolamento que acaba acontecendo na pós-graduação, pois você trabalha sozinho na maioria do tempo, é só você e sua dissertação, acaba causando uma vontade de deixar tudo a qualquer momento e desistir. Mas não desisti, pelo contrário, lutei, persisti, terminei o Mestrado e consegui ser aprovado no Doutorado. Estou muito feliz por ter começado mais uma etapa da minha vida, talvez a mais importante de todas. Portanto, apesar das adversidades, as experiências boas acabam superando os desafios, ter a oportunidade de fazer uma pós-graduação abre muitas portas em nossas vidas e traz uma mudança muito enriquecedora, em como você vê o mundo, em como você se realiza colaborando com o avanço na ciência, por meio da pesquisa e também como professor. Acho que é uma oportunidade que todos deveriam ter, mas como não é possível, quem tiver essa oportunidade, deve aproveitar ao máximo, não vou dizer que é um caminho fácil, mas a recompensa é muito maior. Gostaria de agradecer aos professores que fizeram e fazem parte deste caminho e aos meus pais por todo apoio. Obrigado!”

O CPAR e os professores do curso de Administração parabenizam os doutorandos e desejam um carreira cheia de êxitos.