Aula de campo da disciplina Gestão Ambiental é realizada em Bonito-MS

Entre os dias 26 e 28 de maio, os alunos da disciplina de Gestão Ambiental participaram de uma aula de campo em Bonito-MS. O objetivo foi de oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolvimento de visita considerando o ecoturismo no contexto de Mato Grosso do Sul.

A proposta didático/pedagógica de natureza prática envolveu uma visita técnica na Casa do Vidro, que é uma referência no estado na reutilização deste material em produtos personalizados, chegando a receber aproximadamente 80% do vidro do município.

Foi realizada uma rodada de entrevistas sobre meio ambiente e ecoturismo com representantes de órgãos públicos: Augusto Barbosa Mariano, Secretário Municipal de Indústria, Turismo e Comércio; Edmundo Dineli Costa Junior, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Roseli Fátima Gambim, Secretária Municipal de Educação e Cultura. Além disso foi feita uma série de entrevistas com vários agentes do trade turístico sobre ecoturismo (agências, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lojinhas de suvenirs e outros comércios).

Foram realizadas cerca de 30 entrevistas que foram gravadas e estão sendo transcritas para análise da teoria sobre ecoturismo e a prática em Bonito-MS, os resultados serão compartilhados com o Secretário de Indústria, Turismo e Comércio da cidade.
A aula de campo foi realizada com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação, que disponibilizou recursos financeiros por meio do Edital PROGRAD/UFMS n.º 69/2019, para a realização de aulas de campo, dos cursos de graduação presenciais, no primeiro semestre do ano letivo de 2019.