Diretora do CPAR vai à Câmara Municipal solicitar apoio à UFMS

A diretora do Câmpus de Paranaíba da UFMS (CPAR/UFMS), Prof.ª Andréia Cristina Ribeiro, foi recebida na manhã desta segunda-feira (24/06) pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Nelo José da Silva, e demais vereadores, para uma reunião onde foi apresentado aos parlamentares os impactos do contingenciamento de recursos feito pelo Ministério da Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em especial na Unidade de Paranaíba.

Andréia fez um breve resumo histórico da UFMS em Paranaíba, que no mês de julho completa 18 anos na cidade. Ressaltou os impactos na economia do município que a universidade proporciona com salários de servidores, colaboradores terceirizados, bolsas acadêmicas e com a vinda de alunos e servidores de outras cidades e estados; apresentou os dados do orçamento 2019 da UFMS e os impactos que o bloqueio de recursos está causando nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e, caso o quadro não seja revertido, as futuras consequências negativas.

Ao final de sua fala, a diretora solicitou que os vereadores mobilizem e sensibilizem os deputados estaduais, federais e senadores sul-mato-grossenses, no sentido de formarem uma rede apoio à UFMS para que haja a continuidade dos serviços prestados pela Universidade nas 10 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul que possui câmpus universitário, além das 10 outras cidades que possuem pólo EAD da UFMS.

Os vereadores se mostraram receptivos e solidários com a UFMS, principalmente com o Câmpus de Paranaíba que tanto contribui com o desenvolvimento social e econômico da cidade. Disseram estar dispostos a buscar diálogo e ajuda dos parlamentares tanto em Campo Grande, como em Brasília.

A diretora do CPAR/UFMS entregou aos vereadores três documentos importantes: 1) Carta do Câmpus de Paranaíba da UFMS aos Vereadores, na qual são expostos um breve histórico e dados orçamentários e de atuação da UFMS em Paranaíba; 2) Ofício n.º 512/2017 – GAB/RTR/UFMS, encaminhado ao Ministério Público Federal pela Reitor da UFMS e 3) Moção de apoio em defesa da Educação e Ciência Brasileira do Conselho Universitário da UFMS.

Para a Prof.ª Andréia, este contato com o Poder Legislativo Municipal é “muito importante, pois eles são os representantes da população paranaibense, sendo necessário que apoiem a UFMS, instituição de 40 anos de história, sendo 18 anos em Paranaíba, e que, ao longo destes anos, contribuiu com os cidadãos e com o município. Não queremos retroceder, apenas seguir em frente com o ensino público, gratuito e de qualidade oferecido em Paranaíba pela UFMS. ”

Estiveram presentes na reunião, o coordenador do curso de Administração, Prof. Wesley Ricardo de Souza Freitas e, além do presidente da Câmara, os vereadores: Carlos Alberto Sarita dos Santos, César Moreth da Silva Queiroz, Edmar Pires da Silva Júnior, Lúcio Antonio de Freitas, Paulo Borges Beviláqua da Silva e Ronan Leal Garcia.