Aluno do CPAR/UFMS participa de reunião da Rede Zicosur durante a SBPC

Paulo Felipe Toro, aluno do curso de Matemática do CPAR/UFMS, contou sua experiência no Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (Bracol), na reunião da Rede Zicosur que aconteceu durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Campo Grande – MS.

Na reunião estavam presentes o reitor da UFMS, Marcelo Turine; a vice-reitora, Camila Ítavo; o reitor da UEMS, Fábio Edir; e cinco reitores de universidades paraguaias e argentinas.

A Zona de Integración del Centro Oeste de América del Sur (Zicosur) é uma associação público-privada fundada em 1997, cujo objetivo é fortalecer a educação integral e regional, facilitando o intercâmbio de experiências na área de ensino, pesquisa e extensão. Em 2017, a UFMS passou a participar efetivamente da Rede Zicosur, com a missão de internacionalizar a Universidade. No decorrer da reunião, que aconteceu na tarde do dia 24/07, foram formalizados os convênios com instituições do Paraguai, como a Universidade Nacional de Asunción (UMA), Universidad Nacional de Canindyú (UNICAN) e a Universidad Nacional de Pilar. Também foi assinado um convênio com a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina.

No primeiro semestre de 2019, o discente do CPAR/UFMS estudou na instituição de ensino Escuela Colombiana de Ingeniería Julio Garavito, em Bogotá. Paulo teve o seu desempenho reconhecido pela UFMS e durante o evento da SBPC foi convidado para participar da reunião, relatando a importância do seu intercâmbio e também para dar apoio aos não falantes da língua espanhola que participavam do encontro.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, aproveitou o momento para parabenizar pessoalmente o discente, que recebeu um pin com o símbolo da UFMS como forma de simbolizar o desempenho significativo no Programa Bracol. Paulo contou que se sentiu muito grato pelo reconhecimento da sua atuação durante o intercâmbio e diz sentir muito orgulho de fazer parte dessa instituição que sempre busca proporcionar experiência enriquecedoras aos seus alunos.

Brunna de Oliveira Freitas (estagiária Agecom no CPAR)