Projeto visa desenvolver e fortalecer empreendedores sociais e organizações socioprodutivas em Paranaíba

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

“Desenvolvimento e Fortalecimento de Empreendedores Sociais, Organizações Socioprodutivas e Negócios de Impacto” é um dos novos projetos de extensão do campus de Paranaíba que será desenvolvido neste ano. Aprovado no edital PAEXT/2020, a ação de extensão visa desenvolver e fortalecer o empreendedorismo social e as organizações socioprodutivas do município.

O coordenador do projeto Geraldino Carneiro de Araújo explica que serão desenvolvidas ações que apoiem as atividades de produção, geração de emprego, empreendedorismo, criatividade e inovação. Além disso, também será incentivada a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias organizações que já existem na cidade.

Segundo Geraldino, o projeto vai ao encontro com o proposto pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS 8). Uma das metas do ODS 8 é promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente.

Em 2020, o trabalho ocorrerá em algumas frentes:

Projeto Coorepetes: na gestão administrativa da Cooperativa Recicla Paranaíba (Coorepa) e na promoção da educação ambiental na separação dos materiais recicláveis para a coleta seletiva;

Projeto Caseando: organizar a produção e a comercialização de artesanato de um grupo de idosas;

Projeto Ruralidades: dar suporte administrativo e de gestão a um grupo de assentados rurais e de uma associação rural;

Projeto Yporã: projeto horta vertical irrigada a partir da água do ar condicionado na UFMS e em uma escola;

Projeto Motirô: pensar em melhorias para atual feira livre e propor novas feiras;

Projeto Insights: recepcionar e organizar as demandas da comunidade e propor ações para o próximo ciclo – incluindo projetos em andamento e novos – e daí se estrutura o ciclo 2021.

Atualmente, a equipe realiza o planejamento das atividades considerando o contexto da pandemia de Covid-19. Dessa forma, as ações serão um pouco diferentes do que se esperava para este ano, mas os objetivos continuam os mesmos.

Vagas para bolsistas

O projeto contará com quatro bolsas de extensão no valor de R$ 400,00. Para participar podem se inscrever acadêmicos de qualquer curso do campus. “Os futuros bolsistas deverão acompanhar e participar das ações na comunidade, organizar e coordenar reuniões por projeto e em conjunto, registrar as atividades e reuniões e compartilhar as ações e resultados dos projetos”, diz Geraldino.

Dois bolsistas receberão a bolsa de agosto e novembro e atuarão, cada um, em dois projetos, Coorepetes e Caseando ou Motirô e Ruralidades. E, os outros dois estudantes atuarão como bolsistas de julho a novembro, um estará vinculado aos projetos Yporã e Insights, e o outro será responsável por atividades diversas, como: levantar demandas dos extensionistas por capacitação, organizar capacitações, buscar e registrar demandas da comunidade, manter contato com a Enactus Brasil, entre outras.

As inscrições vão até o dia 25 de junho. Para mais informações clique aqui.

Brunna Oliveira – estagiária da Agecom no CPAR