Estudantes de Psicologia realizam atividades de promoção à saúde nas mídias sociais

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

Na estrutura curricular dos cursos de graduação, certas disciplinas preveem que uma determinada carga horária seja dedicada a atividades prática. No curso de Psicologia, por exemplo, Tópicos Avançados em Saúde é uma delas. Nela, os estudantes devem realizar uma atividade de promoção à saúde mental. Com a pandemia de Covid-19, porém, foi preciso pensar em novas formas de promover saúde evitando o contato direto com as pessoas.

Priscila Kanamota, professora responsável pela disciplina, sugeriu que a atividade fosse realizada por meio das mídias virtuais. “O profissional precisa continuar a chegar às pessoas, principalmente, em uma época de quarentena. É preciso se questionar onde elas estão, que tipo de meio elas acessam para se informar. As mídias sociais servem para isso e é relevante que o acadêmico e também o profissional se utilize disso para desenvolver seus trabalhos”, explica.

No entanto, a professora enfatiza que esse tipo de ferramenta serve apenas para uma transmissão de conhecimento breve e não um atendimento psicológico. Os estudantes devem se aprofundar no tema a ser transmitido de maneira que consigam abordar a temática com uma linguagem acessível e objetiva. “Isso por si só não é a ajuda final, não estamos aprendendo a fazer marketing social, é promoção de saúde em uma época que não podemos sair de casa. A partir dessa divulgação é que as pessoas que tiverem interesse vão ser direcionadas a coisas mais completas, como os artigos que estão nos blogs criados por alguns acadêmicos ou as redes de apoio que a UFMS disponibiliza”, enfatiza Priscila.

Os estudantes foram divididos em cinco grupos, cada um com uma frente de trabalho. O primeiro tema é Saúde dos acadêmicos durante pandemia e ensino remoto e foi desenvolvido da seguinte forma: os estudantes postaram em blogs textos explicativos sobre diferentes temas de promoção de saúde do estudante em condição de ensino remoto, o conteúdo também foi adaptado para publicações no Instagram. O segundo grupo realizou lives com acadêmico do primeiro ano do curso de Psicologia, com o objetivo de instrumentalizá-los para melhor se adaptarem ao ensino remoto. O terceiro tema foi Como enfrentar o isolamento em tempos de pandemia com enfoque para prevenção da síndrome de burnout e dicas de saúde. O quarto grupo teve enfoque na identificação de sinais de ansiedade e como lidar com crianças, idosos e adultos em situação de desemprego, além de divulgarem o trabalho dos psicólogos que se formaram no Campus de Paranaíba. E, por fim, outro grupo ficou responsável por produzir um vídeo motivacional.

O grupo do estudante Vinícius Garcia desenvolveu a atividade de intervenção por meio de posts no Instagram. “Nomeamos nossa página de Quaremplena, em relação a uma quarentena mais plena. Assim desenvolvemos atividades com dicas de leituras, filmes, exercícios físicos, criamos posts em relação a não se cobrar tanto em um período como este e falamos sobre considerar todos os esforços dedicados durante o dia e as atividades realizadas. A nossa intenção foi promover melhores perspectivas e conteúdo que acrescente no cotidiano”, conta.

Izabella Menardi disse que seu grupo ficou responsável por elaborar dicas para lidar com o ensino on-line diante do cenário atual. “Acredito que o trabalho ajudou tanto nós, participantes do grupo, como os estudantes que tiveram acesso. Trouxe auxílio para lidarmos com a nova rotina diante da pandemia e também mostrou que não estamos sozinhos nessa situação, mesmo que distantes”, relata.

“A importância dessa atividade está no fato de que vivemos um momento de tensão e ansiedade. As pessoas necessitam de informações que lhes tragam melhores expectativas e, assim, manter a sua saúde mental”, diz Vinícius. Izabella aponta ainda, a capacidade de alcance que as mídias permitem. Para ela, o compartilhamento de informações coerentes pode ajudar em uma conscientização mais ampla.

Confira abaixo algumas publicações e acesse as páginas criadas pelos alunos.

@quaremplena – Instagram

Brunna Oliveira – estagiária da Agecom no CPAR