Acadêmicos com dificuldades de acesso à Internet serão beneficiados com auxílio emergencial

A partir desta quarta-feira, 29, acadêmicos de graduação de todos os câmpus que apresentam dificuldades para acessar a Internet podem se inscrever no processo seletivo para auxílio emergencial de inclusão digital. “Nosso objetivo é auxiliar os estudantes que estão apresentando dificuldades para acompanhar as atividades acadêmicas desenvolvidas, neste momento, com o auxílio das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Alguns vêm até a Universidade para utilizar os laboratórios, mas a suspensão do passe dificultou essa mobilidade, uns não têm computadores e outros não têm acesso à Internet. Neste momento, conseguiremos ajudar aqueles que tem acesso à infraestrutura tecnológica, ou seja, celular, tablet, computador, notebook ou outro equipamento, com recursos financeiros para custear a aquisição de pacotes de dados”, explica Rodrigo Domingues da Costa, chefe da Divisão de Assistência ao Estudante (Diase) ligada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

Dados levantados pela Secretaria de Educação a Distância revelam que cerca de quatro mil acadêmicos não acessaram ainda as plataformas digitais desde a substituição das atividades presenciais realizadas com apoio das TICs, uma das medidas de controle da Covid-19, adotadas pela UFMS. “Vamos tentar identificar o motivo pelo qual esses estudantes não estão participando das atividades”, explica Rodrigo. O edital contemplará até três mil acadêmicos. Para participar é necessário realizar a inscrição no sistema https://selecao.ufms.br/ . Os estudantes devem fornecer todas as informações solicitadas e finalizar a inscrição. É preciso também enviar os documentos exigidos.

“Para participar o estudante deve ter renda per capita de até um salário mínimo e meio. A fim de agilizar o processo seletivo quem já é beneficiário dos programas de auxílio estudantil, bolsista permanência MEC, tem cadastro único atualizado ou participou de algum processo seletivo de assistência estudantil durante os anos de 2019 e 2020 não precisa anexar os comprovantes de renda”, explica Rodrigo. O chefe da Diase ressalta que os estudantes que nunca participaram de processo da assistência estudantil estão obrigados a enviar os comprovantes e todos os que se inscreverem precisam, obrigatoriamente, enviar o termo de compromisso, pois os resultados serão divulgados a partir da data de recebimento dos pedidos e avaliação dos mesmos.

As inscrições serão aceitas até o dia 18 de maio. “A avaliação será feita pela equipe da Diase, na Cidade Universitária, com o apoio dos servidores que atuam nesta área em cada um dos câmpus. Após o preencher os dados e anexar os documentos é importante que os estudantes finalizem a inscrição, muitos perdem a oportunidade por não concluir o processo”, comenta Rodrigo.  Segundo Costa, é necessário também que o estudante atualize o perfil sociodemográfico.  A Diase recomenda aos estudantes que façam a solicitação o quanto antes. Os valores dos auxílios variam de R$ 30,00 a R$ 60,00 por mês e serão mantidos durante o período de duração dos estudos dirigidos.

Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo. Caso o estudante tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para diase.proaes@ufms.br com o assunto Inclusão Digital.

Para ter acesso ao edital completo, clique no link:

Edital PROAES.AGETIC.SEAD.UFMS n. 9.2020 – Altera o cronograma de inscricoes

Texto: Vanessa Amin (notícia do site da UFMS)