MUDANDO PARA HUMANIZAR: ACOLHENDO

Acolhimento Psicológico à Comunidade Externa


Implantado a partir de outubro de 2017, o novo modelo de funcionamento tem como atividade central o “Plantão de Acolhimento”. Neste, atuam mais de 40 (quarenta) acadêmicos supervisionados por 10 (dez) professores-psicólogos. Com turnos de plantões fixos, todos os dias úteis da semana, e nos três períodos (manhã, tarde e noite), a Clínica-Escola passou a acolher mais prontamente as pessoas que buscam apoio psicológico, sem que seja necessário aguardar em fila de espera, no primeiro momento.

O/A interessado/a chega, é recebido/a pelo profissional da recepção que preenche uma Ficha de Identificação simples e é direcionado para o ACOLHIMENTO, com algum dos estagiários de plantão. Entretanto, pode acontecer que todos os acadêmicos estejam em atendimento, ou seja, as pessoas terão que aguardar um tempo até o início do próximo horário disponível.

Acolher é “dar acolhida, recepcionar, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito, agasalhar, receber, atender, admitir, tomar em consideração.” O ACOLHIMENTO, como ato ou efeito de acolher, expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar com” e um “estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão. Assim, implica, principalmente, estar em relação com alguém.

Com base nestas noções é que a Seção de Psicologia adotou a Diretriz do Acolhimento em seu Plantão, hoje, uma das mais importantes diretrizes da Política Nacional de Saúde. Pretendemos que nossa Clínica-Escola se integre mais fortemente, em caráter complementar, à rede de serviços públicos de Paranaíba e, articuladamente a essa, atue com vias a contribuir com a saúde da população. Interlocuções com os serviços locais está sendo intensificadas, tais como UBSs, Escolas, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, entre outros.

É importante esclarecer que as modalidades de atendimento em Psicologia são atualmente muito diversificadas. Embora o atendimento psicoterápico (aquele que ocorre toda semana, em horário fixo, por um período de tempo indeterminado) seja a modalidade mais conhecida, esta não é a única, nem tampouco aquela que é mais indicada no caso de determinados problemas e situações de nossas vidas. Assim, o “Plantão de Acolhimento” tem por objetivo auxiliar na identificação dos recursos mais necessários em cada situação.