Artigo da UFMS/CPAR é premiado em evento internacional sobre gestão ambiental e meio ambiente

Postado por: leonardo.chaves
O artigo intitulado “O potencial do Turismo de Base Comunitária (TBC) e do Arranjo Socioprodutivo de Base Comunitária (APL.COM) em Bonito-MS”, de autoria dos egressos Milton Cesar Gasparini de Andrade Junior e Fernanda Sápia Silva, do acadêmico João Pedro Ferraz Zanetoni e do professor Geraldino Carneiro de Araújo, do curso de Administração do Campus de Paranaíba da UFMS, foi premiado no XXI Encontro Internacional  sobre Gestão Ambiental e Meio Ambiente (ENGEMA) na categoria Iniciação Científica (https://www.engema.org.br/21/artigos-premiados/). O trabalho é produto do grupo de pesquisa “Gestão, Modelo e Avaliação de Negócios de Impacto Social” coordenado pelo professor Geraldino Araújo.
.

O ENGEMA ocorreu entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2019, promovido pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA). O objetivo do evento é reunir pesquisadores, docentes e alunos de pós-graduação e alunos de graduação com projetos de iniciação científica, profissionais de organizações públicas e privadas, interessados em conhecer e discutir as tendências na gestão da sustentabilidade organizacional.

A pesquisa foi realizada em abril de 2019, os pesquisadores utilizaram o espaço físico da UFMS em Bonito-MS. Neste artigo a coleta de dados envolveu entrevistas com sete membros que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) do município, sendo eles: duas pousadas, dois restaurantes, uma artesã e dois integrantes do poder público. Foram realizadas também entrevistas e visitas técnicas em negócios com impacto social (Casa do Vidro, Instituto Família Feliz e Instituto Visão de Vida) e órgãos públicos (Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria do Turismo, Indústria e Comércio e Secretaria de Assistência Social) para o desenvolvimento de outras pesquisas.