Curso de Psicologia da UFMS/CPAR realizou atividades de conscientização e formação sobre o “18 de Maio. Dia Nacional da Luta- Antimanicomial”

O Curso de Psicologia do Câmpus de Paranaíba da UFMS realizou em maio duas atividades para a formação dos acadêmicos e conscientização da população sobre o “18 de Maio. Dia Nacional da Luta- Antimanicomial”.

Na terça-feira, 16 de maio as 19:00 ocorreu a sessão do Filme: Nise – O Coração da Loucura (2015) , aberta à comunidade externa.

Na quinta-feira, 18 de maio, foi feita uma arrecadação coletiva de contribuições financeiras de estudantes e professores para que fosse realizado o “Café da Manhã do 18 de Maio“. Com este o objetivo foi, ao mesmo tempo, homenagear a equipe e os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Paranaíba, e dar visibilidade pública à defesa que o Curso de Psicologia faz em nome da valorização e da revitalização deste serviço. O CAPS municipal encontra-se, desde administrações anteriores, com vários problemas administrativos e operacionais, segundo estudos e observações desenvolvidos sob coordenação da Profa. Dra Renata Bellenzani, bem como de outros docentes.

Reuniões tem sido feitas entre professores da Psicologia e a Administração Municipal atual, para que a Psicologia do CPAR/UFMS, consciente de seu papel social em Paranaíba, possa ofertar apoio técnico, via projetos de ensino, pesquisa e extensão, que auxiliem a reestruturação do CAPS, bem como do fluxo de atendimento na área de Atenção Psicossocial / Saúde Mental no município. O “Café da Manhã do 18 de Maio“, realizado na calçada em frente ao CAPS, contou com programação musical e entrega de material educativo sobre o tema. Constituiu-se como um ato simbólico para demonstrar a disposição ativa do Curso de Psicologia em mobilizar a população e o poder público em torno de temáticas sociais relevantes para o país e para a cidade, assim como auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas locais.