CURSOS DO CPAR SÃO AVALIADOS COMO “BOM” E “MUITO BOM” NO GUIA FACULDADE DO ESTADÃO

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

Desde de 2019, o Jornal O Estado de S. Paulo e a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do país, realizam o ranking Guia da Faculdade do Estadão. Anualmente são analisados cerca de 14 mil cursos de graduação (presenciais e a distância) de todo o país, de instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação que aceitam o convite para participar da avaliação.

O ranking reflete a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior em relação a proposta de ensino, perfil dos professores, condições de materiais e equipamentos. Os avaliadores são acionados pelo Estadão e pela Quero Educação a atribuir notas de 1 a 5 para cursos da sua área de formação e de instituições que estão localizadas, preferencialmente, na mesma região do país na qual atuam. A classificação dos cursos se dá na seguinte forma: cinco estrelas – excelente; quatro estrelas – muito bom; três estrelas – bom.

Em 2020, a UFMS teve 86 cursos incluídos no ranking, entre eles os três cursos do Campus de Paranaíba (CPAR), sendo que o curso de Administração e Psicologia receberam quatro estrelas e o curso de Matemática recebeu três estrelas.

“A avaliação do Guia da Faculdade do Estadão representa, por um lado, o reconhecimento em âmbito nacional da qualidade do Curso de Psicologia do CPAR pela sociedade. Certamente é sinal de prestígio e de que a comunidade acadêmica do curso, incluindo nossos egressos, vêm fazendo um trabalho de alto nível. Por outro lado, avaliações externas como essa também nos oferecem uma oportunidade de aprendizagem ao apontar as fragilidades do curso e os pontos que precisam de melhoria. Assim, encaramos o resultado da avaliação como sinal positivo, mas sem perder de vista as necessidades de aprimoramentos no nosso curso”, destaca o coordenador do curso, Alexandre José de Souza Peres.

Para o coordenador do curso de Administração do CPAR, Wesley Ricardo de Souza Freitas, “essa avaliação, bem como os resultados do último Enade, evidenciam o trabalho realizado pelos professores e o engajamento dos acadêmicos nos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Essas quatro estrelas demonstram que os alunos que passam pelo curso de Administração do Campus de Paranaíba, quando chegarem à sociedade, estarão aptos para conduzirem e organizar não só com técnica, mas também com o coração”.

O Professor Thiago Donda Rodrigues é coordenador do curso de Matemática e enfatizou que “apesar de não termos subido na avaliação, a manutenção do conceito de qualidade ‘três estrelas’ na avaliação do Guia da Faculdade do Estadão representa uma vitória para o curso de Matemática-Licenciatura do CPAR, dado o contexto de dificuldade que apresentam os cursos de Licenciatura em nível nacional. A manutenção do conceito demonstra o compromisso institucional que nos permite oferecer uma boa formação aos nossos alunos que é corroborado pela dedicação e qualificação dos docentes do curso de Matemática-Licenciatura do CPAR”, ressaltou.

Clique aqui para conferir como os demais cursos da UFMS se saíram no ranking.

Texto: Maria de Fatima Cunha (estagiária da Agecom no CPAR)