Empresa Júnior realizou o II SIMSAD (Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração) no CPAR

Entre os dias 14 e 16 de maio de 2019 a Empresa Júnior do Curso de Administração do Câmpus de Paranaíba da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, realizou o II SIMSAD (Simpósio Sul Mato-Grossense de Administração). Com o tema “Empreendedorismo e Inovação: desafios e oportunidades” o evento procurou proporcionar aos acadêmicos do curso de Administração e a sociedade um processo de atualização, cooperação e incremento de conhecimento por meio da socialização (palestras, minicursos, visitas técnicas e apresentação de artigos científicos), complementando o aprendizado obtido em sala de aula.

Os minicursos oferecidos foram: (i) “Aplicações da Teoria dos Jogos”; (ii) “Teste cego: vale a pena pagar mais por uma marca?”; (iii) “Formação de Preços”; (iv) Expertise Financeira: conheça os 4 pilares da sua independência financeira; (v) Mercado de Capitais; e, (vi) Análise de dados espaciais: utilização do software GeoDa. A palestra de abertura, realizada no dia 14 de maio de 2019, intitulada “Da intenção à ação de empreender e inovar” foi ministrada pela Prof.ª Dr.ª Roosiley Santos Souza, da UFMS, Câmpus do Pantanal (Corumbá-MS). No dia seguinte, por sua vez, o Prof. Me. João Ricardo Tonin proferiu a palestra ” Planejamento estratégico e desenvolvimento de cidades”. Ambas as palestras contaram com a presença de estudantes e da comunidade em geral.

“Para os estudantes e para o público em geral é muito importante esses eventos ou encontros acadêmicos porque possibilita a troca de experiências e o aprendizado de conteúdos novos, seja pelas palestras, minicursos ou pelos artigos apresentados. Além disso, é uma forma de divulgar nosso curso de Administração, a UFMS e a cidade de Paranaíba, na medida em que verificamos em nosso evento a presença de acadêmicos do interior de São Paulo e do Paraná, por exemplo. Ou seja, favorece não apenas os acadêmicos, mas também a economia local como hotéis, restaurantes e o comércio em geral. Mais que isso, a sociedade local pode, por meio da universidade, ter contato com temas relevantes para o desenvolvimento da região”, comenta o professor Dr. Adriano A. Teixeira, um dos responsáveis pela coordenação do evento.

“O objetivo do SIMSAD foi alcançado com sucesso. Os alunos gostaram das palestras, os minicursos foram escolhidos com o objetivo de oferecer temas alternativos aos apresentados em aula e a expectativa é que os próximos sejam ainda melhores. Importante destacar que o evento todo foi feito também para a sociedade em geral, na medida em que as palestras foram sobre empreendedorismo e planejamento estratégico de cidades e os minicursos procuraram atender demandas do cotidiano da atividade empresarial. Como o evento foi feito pensando também na sociedade, nos esforçaremos para que nos próximos eventos haja uma participação ainda maior dos mais diversos segmentos sociais”, avalia o professor Dr. Wesley Ricardo de Souza Freitas, coordenador do curso de Administração do campus.

Para a Professora Prof.ª Dr.ª Andréia Cristina Ribeiro, diretora do Câmpus de Paranaíba, o SIMSAD é um exemplo do esforço dos docentes da UFMS e da Empresa Junior para levar conhecimento não apenas aos estudantes, mas para a comunidade em geral. “Eventos científicos estimulam os alunos, promovem debates e contribuem para a melhoria da sociedade, mostrando que em nossa região também se produz conhecimento. É a universidade cumprindo sua responsabilidade social: pesquisa, ensino e extensão. Com professores, acadêmicos e a sociedade engajada contribui-se para o desenvolvimento sócio econômico da nossa cidade. É isso que esperamos sempre. ”, conclui a diretora.

O SIMSAD proporcionou a nós, da Empresa Junior, a possibilidade de pensar para além da sala de aula. Colocamos em prática questões básicas da Administração como planejar e organizar o evento, bem como trabalhar em equipe. Com isso, aliamos a teoria com a prática. Os alunos e a sociedade certamente ganharam com o evento”, afirma a acadêmica Maite Salgueiro Correa, presidente da Empresa Junior.

Informamos que o III SIMSAD já está sendo planejado e ocorrerá, provavelmente, em meados de maio de 2020. A participação é aberta a estudantes, empresários e a comunidade em geral. Informações sobre programação e inscrições serão divulgadas mais adiante. Preparem-se! Serão muito bem-vindos.