Grupo de pesquisa do CPAR participa de Congresso Internacional de Psicologia

Postado por: CPAR.UFMS

Entre os dias 19 e 22 de maio, o Grupo de Pesquisas Marxismo e Psicologia participará do VI Congresso Internacional de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá apresentando resultados de suas pesquisas.

Na ocasião, serão apresentados os trabalhos “Uma crítica aos instrumentos psicométricos de inteligência: uma análise do R1 e do G36″, do estudante Vinícius do Prado Manoel (6º semestre do curso de Psicologia), e ” Uma reinterpretação da história da loucura de Foucault a partir da Teoria Social de Marx”, da estudante Helen Toledo Piza (6º semestre do curso de Psicologia). Ambos os trabalhos são orientados pelo prof. Bruno Peixoto Carvalho.

O Grupo Marxismo e Psicologia estará presente no evento também coordenando a mesa redonda “Psicologia, ideologia e antimarxismo: um debate”, que contará com a exposição dos professores Rafael Iglesias, da Universidade Estadual de Londrina (“A ideologia na obra de L. S. Vigotski”); Nilson Berenchtein Netto, da Universidade Federal de Uberlândia (“O conceito de ideologia na produção de Ignacio Martin-Baró e em sua proposição de uma psicologia da libertação”) e do professor Bruno Peixoto Carvalho, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus de Paranaíba (“A miséria da Psicologia Social brasileira: marxismo e antimarxismo na Escola de São Paulo”).