Grupo de Pesquisa Laboratório de Psicometria, Avaliação Psicológica e Educacional (LabPAPE)

Postado por: dirceu.matos

O Campus de Paranaíba acaba de ganhar mais um grupo de pesquisa certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil no CNPq. O novo grupo chama-se  Laboratório de Psicometria, Avaliação Psicológica e Educacional (LabPAPE) e é liderado pelo Professor Dr. Alexandre José de Souza Peres do Curso de Psicologia do CPAR e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas, em Campo Grande.

O LabPAPE tem como objetivos a criação de espaços para o estudo e debate acerca de fundamentos epistemológicos e teóricas da medida em psicologia e educação, bem como dos aspectos metodológicos e analíticos relativos aos processos de construção, validação e adaptação de instrumentos de medidas aplicados a diversos campos, como a psicologia social e da personalidade, a avaliação educacional e a avaliação de programas e políticas sociais. Além disso, objetiva-se atuar na formação de pesquisadores e técnicos nas áreas de psicometria e avaliação psicológica e educacional.

O LabPAPE insere-se no campo do conhecimento e adota orientações teóricas da psicometria, da ciência de dados, a psicologia social e da personalidade e da educação e utiliza abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas. As linhas de pesquisa do grupo são:

• Avaliação Psicológica
  • Fundamentos e Medidas em Psicologia e Educação
  • História, Teorias e Sistemas em Psicologia
  • Planejamento e Avaliação Educacional

Atualmente o LabPAPE conta com oito pesquisadores, sendo quatro da UFMS e quatro externos, um técnico, um aluno de mestrado e duas estudantes de graduação. Do CPAR, participam do grupo as Professoras Dra. Ana Luiza Bossolani Martins e Dra. Andréia Cristina Ribeiro e o Técnico em Assuntos Educacionais Dr. Raphael Antonio de Oliveira Silva, além das estudantes de Psicologia Rebeca Fonseca Wexell Severo e Stefany Moreira Silva.