Inclusão Educacional da Pessoa Idosa na UFMS – 14 vagas no CPAR para o 2º semestre de 2018

Estão abertas 14 (quatorze) vagas para pessoas idosas que desejam cursar, gratuitamente, disciplinas de cursos regulares de graduação oferecidos pela UFMS no Câmpus de Paranaíba.  O preenchimento das vagas será pela ordem de inscrição e a exigência é que as pessoas idosas interessadas tenham 60 anos de idade (ou mais) e tenham concluído, pelo menos, o ensino médio. O objetivo da proposta é possibilitar às pessoas idosas aprofundar ou atualizar seus conhecimentos em alguma área científica de seu interesse e, ao mesmo tempo, proporcionar a troca de informações e experiências com os jovens.

No Câmpus de Paranaíba serão ofertadas 14 (quatorze) vagas em 3 disciplinas! (informações ao final)

Critérios para Preenchimento das Vagas

• Ter idade de 60 anos completos ou mais.
  • Possuir ensino médio completo.
  • Se inscrever o quanto antes (será respeitada a ordem cronológica de recebimento dos pedidos de inscrição).

Período e Procedimentos para a Inscrição

• Período de inscrição: 6 a 10 de agosto de 2018.
  • As inscrições deverão ser feitas pessoalmente pelo candidato na Secretaria Acadêmica do Câmpus de Paranaíba (não será aceita inscrição por procuração!).
    Segunda, Quarta e Sexta-feira: 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00
     Terça e Quinta-feira: 07:00 às 12:00  e das 18:30 às 21:30
    .
    Documentos necessários para a inscrição
  • RG
  • CPF
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou Histórico Escolar do Ensino Superior

Vagas ofertadas no Câmpus de Paranaíba

Comportamento Organizacional (Disciplina de graduação do Curso de Administração, 51h/a) – 10 vagas

Dias e Horários: Quinta-feira, das 19h às 22h20min

Ministrante: Prof.ª Laís Castro

Ementa da disciplina: Estilos gerenciais. Liderança e conflito. Motivação, cultura e mudança nas organizações. Analise crítica do comportamento organizacional.

.

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Disciplina de graduação do Curso de Administração, 51h/a) – 2 vagas

Dias e Horários: Segunda-feira, das 19h às 22h20min

Ministrante: Prof. Geraldino Carneiro de Araújo

Ementa da disciplina: Histórico do pensamento sustentável. Tripé da sustentabilidade. Gestão socioambiental em instituições públicas e privadas. Compras públicas sustentáveis. A problemática dos resíduos sólidos. Responsabilidade social. Educação ambiental e educação para a sustentabilidade. (Observação: O período de realização e o horário podem sofrer alterações mediante comunicação prévia).

.
    Organização e Gestão de Empreendedorismo (Disciplina de graduação do Curso de Administração, 51h/a) – 2 vagas

Dias e Horários: Terça-feira, das 19h às 22h20min

Ministrante: Prof. Geraldino Carneiro de Araújo

Ementa da disciplina: Conhecer antecedentes históricos da ação empreendedora. Aprender os conceitos no campo do empreendedorismo.Identificar tipos de empreendedores. Investigar, entender e internalizar a ação empreendedora concentrando-se nos seguintes processos: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades, validação de uma ideia. Construir um plano de negócios. Desenvolver a negociação. (Observação: O período de realização e o horário podem sofrer alterações mediante comunicação prévia).

.

Confira o edital para maiores informações: PROECE/UFMS