IX Semana Acadêmica de Matemática UFMS/CPAR

O curso de Matemática da UFMS Câmpus de Paranaíba estará realizando sua IX Semana Acadêmica. O evento acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de Dezembro no CPAR sob coordenação do Prof. Dr. Wendhel Raffa Coimbra. As inscrições podem ser feitas com o discente Marcos Vinicius.

Confira a programação abaixo.

programacao

Para contato, envie um email para wendhel@gmail.com

Resumo das atividades do evento:

Minicurso 1 (terça-feira 06 de Dezembro período noturno) : Demonstração Matemática usando o software GeoGebra.

Sabemos que os alunos levam um choque quando se deparam com o formalismo e a abstração que algumas disciplinas do curso de matemática exigem, isso decorre principalmente, de carências na formação dos alunos no ensino básico, que na maioria das vezes, não lhes fornece um preparo adequado.

Para os matemáticos demonstrar seria: dentro de um modelo axiomático, dadas duas proposições H e T, uma demonstração de que a proposição H (hipótese) implica a proposição T (tese) é uma sequência finita de sentenças P1, P2,…,Pk, tais que cada uma delas é, ou um axioma, ou uma definição, ou uma hipótese, ou uma sentença resultante das sentenças anteriores, deduzidas por argumentação válida.

No entanto, para educadores matemáticos, a demonstração ganha um aspecto diferente, na perspectiva de Rama (2005), as provas apresentadas na Educação Básica não carecem do rigor formal que caracteriza a matemática acadêmica, podendo ser compensado com a utilização de argumentos adequados sobre casos particulares, de desenhos, da observação de regularidades, dentre outros, recorrendo quando necessário a mais de uma dessas estratégias.

Este minicurso, vai trazer situações, e mostrar alternativas as demonstrações formais, para tanto, vamos usar como ferramenta o software GeoGebra.

Público alvo: Professores e estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Matemática.

Pré-requisitos: Conhecimento de geometria e matemática elementar.

Minicurso 2 (quarta-feira 07 de Dezembro período vespertino): Uma Introdução ao software LaTeX.

LaTeX é uma implementação da linguagem TeX, criada em 1978. Diferentemente de editores como Word, o LaTeX não apresenta uma interface amigável. Por essa razão, muitas pessoas se perguntam: Porque devo trocar o Word pelo Latex? Este minicurso vai mostrar as vantagens em se usar o softaware Latex, podemos adiantar que, o LaTeX é o padrão científico/acadêmico em diversas áreas do conhecimento, e usado nos maiores centros acadêmicos do mundo. Por fim, temos o objetivo de apresentar e ensinar o básico para se começar a usar o LaTeX, sendo este, um sistema excelente de compilação de texto que cria documentos acadêmicos com um alto padrão estético.

Pré-requisitos: Alguma afinidade com computadores, comandos básicos de Windows.

Público alvo: Alunos de todos os cursos e professores em geral.

Oficina 1 (terça-feira 06 de Dezembro período vespertino):  O uso do GNU Octave na resolução de exercícios referentes ao cálculo diferencial e integral, através de simulações computacionais.

O objetivo dessa oficina é a familiarização do aluno com o ambiente computacional e algumas técnicas de simulação usando o software de análise numérica GNU Octave. Serão apresentadas algumas propostas de atividades didáticas, com ênfase no uso de uma nova ferramenta para a resolução exercícios referentes ao cálculo diferencial e integral.

Oficina 2 (quarta-feira 07 de Dezembro período noturno): Programação Linear

Apresentar a Programação Linear que é um método para otimizar (maximizar ou minimizar) um problema geral que possua linear função linear, chamada de “função objetivo”, sujeita a uma série de equações ou inequações lineares, conhecidas por restrições. Um problema de programação linear pode ser resolvido graficamente, algebricamente ou computacionalmente, dependendo da sua dimensão. Para a resolução será utilizado uma linguagem de programação AMPL.

Conteúdo:

– Soluções gráficas em Programação Linear;

– Curvas de nível de uma função objetivo;

– O Método SIMPLEX para programação Linear;

– Linguagem AMPL.

Palestra (quinta-feira 08 de Dezembro período noturno): O ensino de matemática na perspectiva Histórico-Cultural: elementos para uma nova cultura escolar

1ª parte: Profª. Drª. Maria Silvia Rosa Santana

Frente às dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar no que tange ao ensino da matemática, que se veem refletidas nos resultados das avaliações externas e, principalmente, na relação que os professores e alunos estabelecem com essa área do conhecimento, colocamos a formação e o desenvolvimento do pensamento teórico como horizonte para o ensino da matemática, lembrando que o pensamento teórico, assim como as outras funções psíquicas superiores humanas que configuram o desenvolvimento humano, tem a educação e o ensino como suas formas universais. Desta forma buscamos, a partir do enfoque Histórico-Cultural, discutir como o ensino deve ser organizado de forma a possibilitar as bases da formação do pensamento teórico.

2ª parte: Profª. Esp. Adriana Barbosa Oliveira Marrega

A partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, pretendemos apresentar os resultados da pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de compreender a noção dos conceitos: Ensino, Aprendizagem e Mediação, no tocante à Educação Matemática, e suas implicações no planejamento das aulas