Professora do Curso de Psicologia participa de fórum estadual sobre ética profissional

A Prof.ª Dr.ª Cíntia Carvalho, do Curso de Psicologia do Campus de Paranaíba da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAR/UFMS), participou do I Fórum Permanente dos Professores de Ética do Mato Grosso do Sul, realizado em novembro de 2019 em Campo Grande. O evento foi organizado pelo Conselho Federal de Psicologia da Décima Quarta Região (CRP14/MS) e teve como objetivo criar um ambiente permanente de diálogo e formação entre os professores que trabalham com essa temática.

A professora Cintia Carvalho, ministrante da disciplina de Ética em Psicologia, representou o CPAR/UFMS no evento. Cintia conta que a intenção do CRP é produzir reflexões sobre ética profissional em parceria com os professores, iniciativa que busca “alinhar as práticas psicológicas com os avanços da Ciência”.

O encontro gerou encaminhamentos e reflexões sobre a realidade do estado, que atualmente conta com um alto índice de infrações éticas cometidas por profissionais de Psicologia, diz Cintia. A expectativa é que o Fórum atue como instância preventiva e também possibilite discussões sobre os desafios da atualidade.

Para disseminar a reflexão desse assunto, decidiu-se realizar um Fórum Itinerante nas Universidades. O Campus de Paranaíba da UFMS está entre as instituições sugeridas para sediar o evento em 2020. Mais informações serão divulgadas pelo site do CPAR/UFMS futuramente.

Cintia aponta que a “ideia é envolver estudantes e docentes de Psicologia, assim como, psicólogos que exercem seus trabalhos na comunidade acadêmica e na comunidade externa”. A docente conta ainda, que já existe um tema e data para a primeira atividade do Fórum. No dia 06 de março de 2020 na Unigran em Campo Grande, será discutido aspectos morais e éticos em práticas psicológicas. Além do CPAR/UFMS, a previsão é que o Fórum também ocorra na cidade de Dourados neste ano.

Mais informações sobre a atividade podem ser encontradas no site do CRP14/MS, clicando AQUI.

Fotos:  site CRP14/MS .

.