Professora e estudantes de Psicologia desenvolvem ação voluntária no Instituto de Nefrologia de Paranaíba

No segundo semestre de 2019, a Psicóloga Profª. Drª. Silvia Maria Bonassi, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Paranaíba, juntamente com cinco acadêmicos do curso Psicologia desenvolveram a “Ação Universitária Voluntária – acolhimento psicológico a doentes renais crônicos em hemodiálise e seus familiares”.

A ação universitária voluntária tem supervisão local da Psicóloga Elaine Queiroz.  A professora Silvia Bonassi dá suporte teórico e orientações práticas direcionadas ao acolhimento psicológico no Instituto de Nefrologia de Paranaíba – INEPAR. Desde 2012 a docente mantém vínculo com a equipe multiprofissional daquele instituto e anualmente acontecem ações voluntárias e atividades de pesquisa.

Os acadêmicos interessados na prática de Psicologia e Saúde no âmbito hospitalar e de alta complexidade, agradecem ao diretor clínico Dr. Endrigo de Souza Donadi, pela autorização para uso do espaço clínico de aprendizado.

A missão é árdua para proporcionar o tratamento contínuo à aproximadamente 100 doentes renais crônicos da região. São atendidos 10 municípios no local. A doença renal crônica é vista mundialmente como um problema de saúde pública.  Os pacientes e seus familiares tem a rotina completamente afetada pelo tratamento, em busca de sobrevida e humanização no atendimento.

Estudantes participantes em 2019.2: Carolina Helena de Moura Zamai, Daniel Santos da Silva, Gustavo Henrique Gomes Ferraz, Natália Alves dos Santos Vilela e Silvia Esther Cano Villegas Marçal.

Desejamos à equipe clínica do INEPAR, pacientes e familiares um excelente final de ano.