Professores do Campus de Paranaíba participam do XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional

Entres os dias 28 e 31 de agosto, foi realizado em Campo Grande-MS o XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. O evento contou com a participação de profissionais da área da educação de todo o Brasil e teve como tema “Educação, inclusão e direitos humanos: interlocuções com a psicologia escolar e educacional”. Professores da UFMS, Campus de Paranaíba, participaram do congresso e apresentaram trabalhos e minicursos durante a programação do evento.

Jeferson Camargo Taborda, professor do curso de Psicologia, comandou o minicurso intitulado como “Homoafetividade nas Famílias: oficinas de intervenção psicossocial como estratégia de acolhimento” e também participou de um simpósio com o trabalho “Medicalização Escolar e Educação Inclusiva: diagnósticos, laudos e práticas excludentes”. O docente Thiago Donda Rodrigues, do curso de Matemática, levou suas contribuições com os trabalhos “Medicalização Escolar: a produção da normalidade na escola” e “Etnomatemática e educação inclusiva: algumas intersecções”.

Jassonia Lima Vasconcelos Paccini, docente do curso de Psicologia, dirigiu o minicurso, juntamente com outros profissionais, intitulado como “A complexidade e integralidade de uma educação promotora de desenvolvimento”. Na ocasião, a professora apresentou seu trabalho “Família Escola: contexto social e cultural no desenvolvimento infantil”. O objetivo da atividade era discorrer sobre a importância do contexto da família e da escola enquanto instituição social e cultural para o desenvolvimento infantil.

A professora ainda participou de um simpósio com o trabalho “Análise do Desenvolvimento de Crianças com TEA por mio de Intervenção em Psicologia Histórico-Cultural” e comandou outro minicurso intitulado como “Uma análise Histórico-Cultural da Constituição da Personalidade do gênero feminino”.

A experiência vivida pelos professores proporcionou trocas de informações que refletirão no ensino aos discentes da UFMS. A participação no congresso possibilitou ainda, a divulgação dos trabalhos realizados no Campus de Paranaíba.

Brunna de Oliveira Freitas (estagiária Agecom no CPAR)