Projetos de Extensão

ADM Júnior – Empresa Júnior do Curso de Administração

Coordenador(a): Prof. Dr. Wesley Ricardo de Souza Freitas

Resumo da Proposta: A Empresa Júnior – ADM UFMS – CPAR, é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída, no dia quatorze de setembro de 2007, cadastrada no CNPJ 08.952.748/0001-04, pelos acadêmicos do Curso de Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba, que tem por objetivo a prestação de serviços, o desenvolvimento de projetos, a criação de soluções para empresas, entidades e para sociedade em geral, nas áreas de atuação, sob a supervisão do Prof. Dr. Wesley Ricardo de Souza Freitas e com o apoio dos professores do curso de Administração na equipe de assessoria, tendo por finalidade:

Fortalecendo Amor e Respeito na Diversidade

Coordenador(a): Prof. Dr. Jeferson Camargo Taborda

Resumo da Proposta: A presente proposta objetiva a realização de Oficinas de Intervenção Psicossocial com grupos de pais ou responsáveis que tenham um caso de homossexualidade em sua família. O processo grupal tem como finalidade a promoção da interação, da comunicação e da reflexão, bem como a elaboração do sistema de valores. Nesse processo, a intervenção psicossocial provoca também modificações subjetivas, pois tem dimensões terapêuticas, na medida em que facilita o insight e contribui na elaboração das questões dos participantes.

Para mais informações: j.taborda@hotmail.com

Um dia resolvi mudar: Grupo de Apoio às mulheres em situação de violência

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Santos

Resumo da Proposta: O projeto Um dia resolvi mudar, tem como proposta o atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica a partir de sua participação em grupos de apoio que podem acontecer na Delegacia de Atendimento a Mulher da cidade de Paranaíba – MS. Da mesma forma, serão atendidos os agressores a essas mulheres, também na Delegacia da Mulher. O atendimento será conduzido pelos alunos do curso de Psicologia da UFMS/CPAR, com a supervisão de professores da universidade. Da mesmo forma, serão realizadas atividades educativas nas escolas, salas de espera, campanhas de esclarecimento em eventos públicos. A proposta é realizar atividades de apoio em grupo sob o enfoque de escuta e observação ativa desses grupos, e também, atividades educativas com as mulheres, jovens e crianças em espaços sociais da cidade de Paranaíba.

Para mais informações: anaclau_santos@yahoo.com.br

Desenvolvimento e Fortalecimento da Gestão da COOREPA

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo

Resumo da Proposta: A COOREPA, fundada em 2010 com a parceria da UFMS/CPAR, exerce as funções de coleta, triagem, compactação e comercialização de materiais recicláveis. Em seu estágio atual, o principal desafio da universidade é concretizar o empoderamento dos cooperados, tornando a cooperativa autogestionária, cumprindo assim, o papel da universidade nessa parceria. Em 2017 a Prefeitura Municipal de Paranaíba fez um Termo de Ajuste de Conduta em relação aos resíduos sólidos, neste termo a Prefeitura se compromete a implantar a coleta seletiva em todo o município; promover educação ambiental sobre o descarte de resíduos; construir o aterro sanitário; destinar os materiais recicláveis coletados para a COOREPA e ainda, com intermédio da UFMS/CPAR, apoiar e fortalecer a Cooperativa. Ressalta-se a importância da COOREPA no município de Paranaíba-MS, como empreendimento economicamente solidário, de caráter socioambiental (que demanda de ações desta natureza), destacando-se assim, do ponto de vista social, a inclusão dos cooperados, a promoção da cidadania, a geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Outra questão de igual relevância do projeto, está na preservação ambiental, considerando que a COOREPA promove educação ambiental, retira do meio ambiente materiais que demoram para se decompor, o que contribui para melhorar a problemática em torno da destinação do lixo e os impactos decorrentes. Assim, a UFMS/CPAR e a COOREPA, que já possuem juntas um histórico de desafios e conquistas, o que facilita a intervenção social e a efetivação das ações previstas e agora conta com o suporte da Prefeitura.

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com

A Universidade no trabalho em rede para o manejo de situações-problemas familiares e comunitárias, a proteção integral e a promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes (C&A) em Paranaíba-MS

Coordenador(a): Profª. Drª. Renata Bellenzani

Resumo da Proposta: O presente projeto, articulado ao ensino e à pesquisa, tem por objetivo oportunizar aos acadêmicos extensionistas experiências práticas de exercício profissional nos marcos da mudança do modelo de atuação para a Psicologia, com maior direcionamento ético-político e teórico-metodológico aos setores das políticas sociais – no caso Saúde, Educação e Assistência Social. Ademais o presente projeto possibilita a experiência prática dos discentes na atuação interdisciplinar e intersetorial, na medida que pretende reunir acadêmicos de diferentes cursos de graduação das Ciências Humanas, Sociais e da Educação, bem como coloca-los em contato com os profissionais já atuantes no desenvolvimento de políticas de atendimento à infância, adolescência e família.

Para mais informações: jassonia_paccini@hotmail.com

Você na Universidade de Mato Grosso do Sul: visitação e orientação ao Câmpus de Paranaíba

Coordenador(a): Profª. Drª. Ana Cláudia dos Santos 

Resumo da proposta: O presente projeto pretende atender à necessidade dos jovens cidadãos da comunidade. Todos os anos ao finalizar o ensino médio, alguns podem escolher por ingressar no ensino superior, continuar os estudos no ensino técnico ou, pararem de estudar e ir para o mercado de trabalho. Vários aspectos interferem na vida dos jovens que os impedem de continuar os estudos, como os econômicos e sociais, mas também, a falta de informação sobre seus direitos pode lhes tirar essa oportunidade. Para alguns jovens o ingresso no ensino superior pode não acontecer porque não conhecem o funcionamento do sistema do ENEM que possibilita o ingresso no ensino superior e também, desconhecem que na cidade de Paranaíba-MS existem duas instituições públicas que oferecem o ensino superior, uma instituição estadual e outra federal. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo apresentar os cursos oferecidos pela UFMS em seus diversos locais, além do Câmpus de Paranaíba, discutir sobre a escolha profissional e identificar as variáveis que podem influenciar nessa escolha. Neste ano de 2019, o projeto também inclui a divulgação do Vestibular e do PASSE UFMS em todas as escolas com ensino médio de Paranaíba, além de auxiliar nas inscrições e nos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição destes alunos.

Para mais informações: anaclau_santos@yahoo.com.br

InterTEA – Intervenção dirigida ao transtorno do Espectro Autista 

Coordenador(a): Profª. Drª. Ana Luiza Bossolani Martins 

Resumo da proposta: Este projeto visa desenvolver habilidades nas áreas deficitárias do neurodesenvolvimento em indivíduos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista no município de Paranaíba possui a perspectiva histórico-cultural como referencial teórico metodológico dentro da Psicologia. Dentre os objetivos específicos, 1) Aplicar intervenções para o ganho funcional e de autonomia, principalmente nos aspectos comunicacionais e de linguagem, aspectos da interação social e no desempenho de atividades da vida prática de indivíduos com TEA; 2) Acolher e orientar de maneira sistêmica as famílias do indivíduo atendido; 3) Orientar os profissionais de educação (professor regente e monitores) para atingirem maiores resultados no aprendizado dos alunos com TEA; 4) Ampliar os conhecimentos teórico-práticos específicos em TEA dos alunos participantes; A parceria estabelecida com Secretaria de Educação Municipal prevê o encaminhamento de indivíduos com diagnóstico de TEA na faixa etária de 3 a 12 anos de idade para o projeto de extensão aqui proposto. De modo geral, o projeto divide-se em duas etapas: formação teórica-prática dos alunos de graduação do curso de Psicologia e intervenção prática em indivíduos com TEA em diferentes ambientes de sua rotina diária.

Para mais informações: anabossolani@gmail.com

II Workshop de gestão de Negócios: Empreendedorismo e Inovação Social 

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo 

Resumo da proposta: A presente proposta de evento acadêmico intitulada “II Workshop de Gestão de Negócios: empreendedorismo e inovação social” se propõe a discutir e oferecer conhecimento sobre empreendedorismo, empreendedorismo social e inovação social a partir de rodas de conversa, palestras e/ou oficinas com empreendedores e pesquisadores nos dias 18, 19 e 20 de setembro. A ideia é reunir todas as turmas do curso de Administração e do MBA em Gestão Estratégica das Organizações do Câmpus de Paranaíba para a discussão multidisciplinar em torno do empreendedorismo e inovação social. Gestão da Inovação é disciplina chave do evento, no entanto terão atividades que vinculam o empreendedorismo ao conteúdo das outras disciplinas, tais como: Administração Financeira e Orçamentária, Gestão de Custos, Administração de Recursos Humanos, Administração da Produção e Logística e Administração Mercadológica. Espera-se o envolvimento de todos os alunos do Câmpus.

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com

Curso Básico de Libras II

Coordenador(a): Prof. Me. Magno Pinheiro de Almeida 

Resumo da proposta: O projeto de extensão ora proposto ofertará Curso Básico II em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, abrangendo o público alvo: professores das Redes Públicas Municipal e Estadual no município de Paranaíba/MS, pais de alunos surdos matriculados nas citadas redes e acadêmicos dos cursos de Psicologia, Matemática e Administração e outras instituições, daremos continuidade do Curso Básico de Libras I ministrado ano passado. O curso será coordenado por professor do CPAR, ministrado por profissionais capacitados em Libras. O material a ser utilizado será o Libras em Contexto, disponibilizado pelo Centro de Apoio ao Surdo/CAS. O Curso terá carga horária de 40 horas, presenciais. Terá início no mês de Agosto/2019 do dia 08 e será concluído no mês de Outubro/2019 dia 10/10, funcionando com um (1) encontro semanal com 4h de duração, todas as quintas no período Matutino das 07h30min até as 11h30min. A avaliação constará de atividades teóricas e práticas. 

Para mais informações: magno.pinheiro@ufms.br

Capacitação em Normatização Bibliográfica: Normas ABNT para trabalhos acadêmicos 

Coordenador(a): Me. Gisele Aparecida Ribeiro Sanches 

Resumo da proposta: A atividade acadêmica, desenvolvida na Universidade, exige que o acadêmico possua domínio de conceitos e aplicações de metodologia cientifica. As normas da ABNT fazem parte desse repertório de conhecimentos obrigatórios. Desta maneira, a proposta de extensão tem por objetivo capacitar os estudantes a utilizar a norma 6023/2018 que trata das Referências Bibliográficas; 10520/2002 que trata da forma de apresentação das Citações que compõem o texto. E por fim, a norma 14724/2011 que aborda a apresentação e formatação do trabalho acadêmico em um todo.

Para mais informações: gisele.sanches@ufms.com

Desenvolvimento de empreendedores sociais e organizações socioprodutivas em Paranaíba-MS (time Enactus UFMS/CPAR – 2019) 

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo 

Resumo da proposta: O município de Paranaíba-MS tem poucas iniciativas de economia solidária e de empreendedorismo social coletivo, o que se nota são ações individuais (empreendedorismo tradicional e microempreendedor individual), o projeto vê a oportunidade de desenvolver grupos informais para socioprodução de produtos e serviços, visando a geração de renda e desenvolvimento da comunidade. O ponto de partida dessa ação de extensão é o Centro de Referência de Assistência Social do Jardim América (CRAS-América) do município de Paranaíba-MS que desenvolve uma série de atividades com a comunidade do bairro e vê a possibilidade da geração de renda a partir de algumas dessas atividades, neste sentido a Universidade pode se envolver com ações de desenvolvimento do grupo para pensar em produção, comercialização, organização e gestão. Ainda se vê demandas junto ao Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e ao Assentamento Serra para o desenvolvimento de ações futuras. O objetivo geral da ação é desenvolver empreendedores sociais e organizações socioprodutivas. Para o desenvolvimento da ação serão realizadas reuniões semanais para alinhamento das atividades desenvolvidas, encontros frequentes com a comunidade, utilização da metodologia de capacitação em processo e realização de rodas de conversa, oficinas e cursos com o público alvo.

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com

Grupo de Estudos Literário “Inocência”

Coordenador(a): Ailton Barbosa Junior

Resumo da proposta: Devido ao aprofundamento em estudos da linguagem, bem como pela experiência de coordenador adquirida em 2018 frente ao Grupo de Estudo Literário “Inocência”, nesta nova jornada o objetivo é proporcionar ao participante uma experiência mais íntima com a arte literária, além de estudar o romance Inocência e seus aspectos históricos. A inspiração para os exercícios práticos a serem implementados em 2019 advém do exemplo do próprio Visconde de Taunay. O autor de “Inocência” era um atento observador da realidade e profícuo escritor, do que se conclui que era também um bom orador, pois atuou na política por longos anos (foi deputado por Goiás e Santa Catarina, e presidente das capitanias de Santa Catarina e Paraná). Assim, fundamentado nos três pilares expostos anteriormente, espero criar um ambiente favorável para o estudo literário, de modo a contribuir tanto para a formação acadêmica, quanto para o crescimento cultural e humano de cada participante.

Para mais informações: ailton.barbosa@ufms.br

Balaio Cultural: atividades culturais e artísticas no Câmpus de Paranaíba – Edição 2019 

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro Araújo 

Resumo da proposta: Partindo da necessidade de se criar um espaço que incentive a comunidade acadêmica a vivenciar sua diversidade de manifestações culturais e artísticas, na pintura, na escultura e na fotografia, é que se organiza o Balaio Cultural. Atrelado a isto há uma demanda reprimida por ações culturais, o município carece de atividades, as ações, quando existem são muito pontuais.  O contexto do município de Paranaíba-MS justifica a proposta, destacando-se: 1) Demanda de ações que envolvam a atividades culturais e artísticas; 2) Poucas propostas de cultura/arte no município e, principalmente, no âmbito universitário; 3) Inexistência de teatro, raras apresentações teatrais; inexistência de cinema, incluindo cinemas itinerante, apresentações de filmes em locais públicos. A Universidade é o lugar de criação e difusão do conhecimento, da cultura e da arte, portanto deve oportunizar o acesso aos bens culturais e artísticos. A importância deste projeto reside na demanda artística do Câmpus de Paranaíba.

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com

Barulinho Bom: a música integrando a UFMS/CPAR e a comunidade

Coordenador(a): Prof. Dr. Thiago Donda Rodrigues 

Resumo da proposta: Universidade, como instituição criadora e difusora de conhecimento e cultura, tem o dever de oportunizar à comunidade acadêmica e local o acesso aos bens culturais. As ações de extensão universitária, como esta proposta, possibilitam trocas sociais e a circulação, não só para a comunidade acadêmicas, mas também para fora dos muros da Universidade, dos conhecimentos e das práticas que nesses se fundamentam, compartilhando-os com grupos, comunidades e instituições. A relevância deste projeto se sustenta na carência de formas alternativas de atividades artísticas na cidade, que valorizem a diversidade e qualidade musical. Dessa forma, o projeto busca propiciar um conhecimento mais amplo sobre música e colocará em foco a necessidade de torná-la parte da universidade, uma instituição criadora e difusora da cultura e da arte, como uma forma de garantir que a comunidade acadêmica e a comunidade local externa tenham acesso a esses bens culturais.

Para mais informações: thiagodonda82@gmail.com

Palavras que Saltam dos Livros: atividades literárias no Câmpus de Paranaíba (CPAR) – Edição 2019 

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo 

Resumo da proposta:  O contexto do município de Paranaíba-MS justifica a proposta, destacando-se: 1) Demanda da comunidade acadêmica de ações que envolvam atividades culturais; 2) Falta de acesso às propostas de cultura/arte no município e, principalmente, no âmbito universitário; 3) Inexistência de cinema, incluindo cinemas itinerantes e apresentações de filmes em locais públicos. O município carece de mais atividades. Entende-se a Universidade como um lugar de criação e difusão do conhecimento, da cultura, da arte e da literatura, portanto deve oportunizar o acesso aos bens culturais, artísticos e literários.  Sendo assim, partindo da necessidade de se criar este espaço que incentive a comunidade acadêmica a vivenciar ações a partir da literatura, é que se organiza a ação “Palavras Que Saltam dos Livros: atividades literárias no Câmpus de Paranaíba (CPAR) – Edição 2019”, em continuidade ás ações desenvolvidas em 2018.

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com

Grupo de Estudos de Psicanálise, Psicoterapias e Educação (GEPPEd) – Winnicott

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Silvia Maria Bonassi 

Resumo da proposta:  Trata-se de um projeto de extensão que visa o estudo dos principais pontos da obra de Donald Winnicott, autor importante da psicanálise, que vem sendo revisitado na atualidade, porém pouco contemplado nas grades curriculares dos cursos de Psicologia. Ademais, levantamento junto à rede de psicólogos do município indica a ausência de cursos sobre o autor na região, referência para o trabalho clínico e institucional com crianças, adolescentes e suas famílias. Com isso, vê-se a necessidade de apresentar os principais conceitos da psicanálise winnicottiana e vinculá-los às práticas psicológicas orientadas pelo referencial psicanalítico em diferentes contextos profissionais.

Para mais informações: silviabonassi@gmail.com

Economia e Negócios 

Coordenador(a): Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro

Resumo da proposta:  O presente projeto de extensão jus􀆟fica-se pelo fato de os professores do curso de Administração da UFMS/CPAR poderem, por meio da Rádio Liberdade FM 101.9 de Paranaíba, levar conhecimentos básicos sobre administração, economia, finanças e inovação ao público em geral, especialmente aos pequenos empresários, produtores rurais, donas de casa e estudantes. Com isso, consegue-se informar as pessoas em temas relativos a finanças empresariais e pessoais, marketing, gestão, recursos humanos, administração financeira e economia. Ademais, trata-se de uma forma de divulgar a UFMS/CPAR, o curso de Administração e, especialmente, os trabalhos realizados pelos professores e pelos acadêmicos envolvidos no projeto, objetivando aproximar e integrar a Universidade das Pessoas. Por fim, é um modo de divulgar a UFMS, especialmente o campus de Paranaíba para outras regiões.

Para mais informações: odirlei.moro@ufms.br

Ler e conviver na Universidade: grupo reflexivo mediado por textos literários

Coordenador(a): Me. Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes Coutinho 

Resumo da proposta: Houve uma crescente preocupação com a saúde mental dos acadêmicos de graduação dadas as manifestações de sofrimento psíquico nessa população e o aumento da percepção dos sinais e dos indicadores de sofrimento psíquico dos estudantes, conforme dados da pesquisa de Fonaprace e Andifes (2019). A revisão de literatura aponta que a vivência institucional se encontra em relação estreita com o sofrimento psíquico de estudantes universitários, que não encontram espaço para a discussão da vida estudantil e têm pouco acesso a atendimentos psicológicos na universidade, daí importância de ofertar estes espaços de escuta dentro da IES (Ariño & Bardagi, 2018; Cremasco & Baptista, 2017; Ribeiro & Guzzo, 2019; Fonaprace & Andifes,2019). Portanto, o presente projeto busca oferecer um dispositivo grupal para a escuta psicológica qualificada do sofrimento psíquico de acadêmicos de graduação do município de Paranaíba-MS, utilizando a mediação de textos literários, favorecendo os processos de simbolização das vivências acadêmicas e fortalecendo o vínculo entre os participantes e entre estes e suas instituições.

Para mais informações: mayara.coutinho@ufms.br