Projetos de Extensão

Capacitação em gestão e políticas públicas: apresentação das propostas dos candidatos à Prefeitura Municipal de Paranaíba

Coordenador(a): Wesley Ricardo de Souza 

Resumo da proposta: Considerando o grande desafio que reside em conciliar a crescente demanda por serviços básicos (saúde, educação, habitação, segurança etc.) e o compartilhamento de ações entre os entes federados, vez que o processo de descentralização tem focalizado o município como o principal responsável pela gestão e execução de políticas públicas, condicionando o desenvolvimento local à capacidade dele em firmar parcerias e convênios com outras instâncias da federação. Diante do exposto, a UFMS/CPAR será parceira do município de Paranaíba no auxílio para o estabelecimento de políticas públicas. O projeto objetiva levar á sociedade Paranaibana as propostas de políticas públicas de cada candidato à Prefeitura Municipal de Paranaíba. Será realizado cursos de capacitação em diversos temas relacionados a políticas públicas e gestão e logo após a participação nos cursos os candidatos deverão apresentar suas propostas ou plano de governança à sociedade na UFMS/CPAR.

Para mais informações: wesley007adm@gmail.com

RH 4.0 – O papel do RH para o sucesso do negócio

Coordenador(a): Wesley Ricardo de Souza Freitas 

Resumo da Proposta: Há uma demanda latente por conhecimento de qualidade, e ao mesmo tempo, com a internet, há muita oferta de cursos com qualidade duvidosa em termos de aprofundamento técnico, desta forma, há uma lacuna no mercado, especificamente, relacionado ao tema desse projeto, pois o contexto organizacional, com seus desafios, barreiras e competitividade é volátil e impõe aos profissionais de RH e gestores uma atualização constante. Diante disso os alunos que participarem do projeto criarão um curso EaD para profissionais de RH, gestores, administradores, psicólogos, empreendedores e estudantes de outras instituições. Também será desenvolvido redes sociais com o nome RH 4.0 para ampliar o alcance da marca UFMS, além disso, serão realziadas palestras sobre o tema. O objetivo geral é disseminar o conhecimento em relação à gestão de pessoas e comportamento organizacional.

Para mais informações: wesley007adm@gmail.com

Você na Universidade de Mato Grosso do Sul: visitação e orientação ao Câmpus de Paranaíba

Coordenador(a): Profª. Drª. Ana Cláudia dos Santos 

Resumo da proposta: O presente projeto pretende atender à necessidade dos jovens cidadãos da comunidade. Todos os anos ao finalizar o ensino médio, alguns podem escolher por ingressar no ensino superior, continuar os estudos no ensino técnico ou, pararem de estudar e ir para o mercado de trabalho. Vários aspectos interferem na vida dos jovens que os impedem de continuar os estudos, como os econômicos e sociais, mas também, a falta de informação sobre seus direitos pode lhes tirar essa oportunidade. Para alguns jovens o ingresso no ensino superior pode não acontecer porque não conhecem o funcionamento do sistema do ENEM que possibilita o ingresso no ensino superior e também, desconhecem que na cidade de Paranaíba-MS existem duas instituições públicas que oferecem o ensino superior, uma instituição estadual e outra federal. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo apresentar os cursos oferecidos pela UFMS em seus diversos locais, além do Câmpus de Paranaíba, discutir sobre a escolha profissional e identificar as variáveis que podem influenciar nessa escolha. Neste ano de 2019, o projeto também inclui a divulgação do Vestibular e do PASSE UFMS em todas as escolas com ensino médio de Paranaíba, além de auxiliar nas inscrições e nos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição destes alunos.

Para mais informações: anaclau_santos@yahoo.com.br

InterTEA – Intervenção dirigida ao transtorno do Espectro Autista 

Coordenador(a): Profª. Drª. Ana Luiza Bossolani Martins 

Resumo da proposta: Este projeto visa desenvolver habilidades nas áreas deficitárias do neurodesenvolvimento em indivíduos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista no município de Paranaíba possui a perspectiva histórico-cultural como referencial teórico metodológico dentro da Psicologia. Dentre os objetivos específicos, 1) Aplicar intervenções para o ganho funcional e de autonomia, principalmente nos aspectos comunicacionais e de linguagem, aspectos da interação social e no desempenho de atividades da vida prática de indivíduos com TEA; 2) Acolher e orientar de maneira sistêmica as famílias do indivíduo atendido; 3) Orientar os profissionais de educação (professor regente e monitores) para atingirem maiores resultados no aprendizado dos alunos com TEA; 4) Ampliar os conhecimentos teórico-práticos específicos em TEA dos alunos participantes; A parceria estabelecida com Secretaria de Educação Municipal prevê o encaminhamento de indivíduos com diagnóstico de TEA na faixa etária de 3 a 12 anos de idade para o projeto de extensão aqui proposto. De modo geral, o projeto divide-se em duas etapas: formação teórica-prática dos alunos de graduação do curso de Psicologia e intervenção prática em indivíduos com TEA em diferentes ambientes de sua rotina diária.

Para mais informações: anabossolani@gmail.com

Desenvolvimento e Fortalecimento da Gestão da COOREPA

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo

Resumo da Proposta: A COOREPA, fundada em 2010 com a parceria da UFMS/CPAR, exerce as funções de coleta, triagem, compactação e comercialização de materiais recicláveis. Em seu estágio atual, o principal desafio da universidade é concretizar o empoderamento dos cooperados, tornando a cooperativa autogestionária, cumprindo assim, o papel da universidade nessa parceria. Em 2017 a Prefeitura Municipal de Paranaíba fez um Termo de Ajuste de Conduta em relação aos resíduos sólidos, neste termo a Prefeitura se compromete a implantar a coleta seletiva em todo o município; promover educação ambiental sobre o descarte de resíduos; construir o aterro sanitário; destinar os materiais recicláveis coletados para a COOREPA e ainda, com intermédio da UFMS/CPAR, apoiar e fortalecer a Cooperativa. Ressalta-se a importância da COOREPA no município de Paranaíba-MS, como empreendimento economicamente solidário, de caráter socioambiental (que demanda de ações desta natureza), destacando-se assim, do ponto de vista social, a inclusão dos cooperados, a promoção da cidadania, a geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Outra questão de igual relevância do projeto, está na preservação ambiental, considerando que a COOREPA promove educação ambiental, retira do meio ambiente materiais que demoram para se decompor, o que contribui para melhorar a problemática em torno da destinação do lixo e os impactos decorrentes. Assim, a UFMS/CPAR e a COOREPA, que já possuem juntas um histórico de desafios e conquistas, o que facilita a intervenção social e a efetivação das ações previstas e agora conta com o suporte da Prefeitura.

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com

Desenvolvimento de Empreendedores Sociais e Organizações Socioprodutivas em Paranaíba-MS (Time Enactus UFMS/CPAR – 2019) 

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo 

Resumo da proposta: O município de Paranaíba-MS tem poucas iniciativas de economia solidária e de empreendedorismo social coletivo, o que se nota são ações individuais (empreendedorismo tradicional e microempreendedor individual), o projeto vê a oportunidade de desenvolver grupos informais para socioprodução de produtos e serviços, visando a geração de renda e desenvolvimento da comunidade. O ponto de partida dessa ação de extensão é o Centro de Referência de Assistência Social do Jardim América (CRAS-América) do município de Paranaíba-MS que desenvolve uma série de atividades com a comunidade do bairro e vê a possibilidade da geração de renda a partir de algumas dessas atividades, neste sentido a Universidade pode se envolver com ações de desenvolvimento do grupo para pensar em produção, comercialização, organização e gestão. Ainda se vê demandas junto ao Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e ao Assentamento Serra para o desenvolvimento de ações futuras. O objetivo geral da ação é desenvolver empreendedores sociais e organizações socioprodutivas. Para o desenvolvimento da ação serão realizadas reuniões semanais para alinhamento das atividades desenvolvidas, encontros frequentes com a comunidade, utilização da metodologia de capacitação em processo e realização de rodas de conversa, oficinas e cursos com o público alvo.

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ações para a década da ação – CPAR/UFMS – 2020

Coordenador(a): Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo

Resumo da proposta: A ideia do projeto é realizar rodas de conversas que enfoquem os ODS e ações para a Década da Ação. Será apresentada a Agenda 2030, o histórico, os ODS e as metas de cada objetivo. Os alunos também devem levantar material e discutir ações já realizadas em prol dos ODS, além de discutir sobre as ações locais para a Década da Ação e de socialização dos ODS. 

Para mais informações: geraldino.araujo@gmail.com

Grupo de Estudos de Psicanálise, Psicoterapias e Educação (GEPPEd) – Winnicott

Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Silvia Maria Bonassi 

Resumo da proposta:  Trata-se de um projeto de extensão que visa o estudo dos principais pontos da obra de Donald Winnicott, autor importante da psicanálise, que vem sendo revisitado na atualidade, porém pouco contemplado nas grades curriculares dos cursos de Psicologia. Ademais, levantamento junto à rede de psicólogos do município indica a ausência de cursos sobre o autor na região, referência para o trabalho clínico e institucional com crianças, adolescentes e suas famílias. Com isso, vê-se a necessidade de apresentar os principais conceitos da psicanálise winnicottiana e vinculá-los às práticas psicológicas orientadas pelo referencial psicanalítico em diferentes contextos profissionais.

Para mais informações: silviabonassi@gmail.com

Economia e Negócios 

Coordenador(a): Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro

Resumo da proposta:  O presente projeto de extensão justifica-se pelo fato de os professores do curso de Administração da UFMS/CPAR poderem, por meio da Rádio Liberdade FM 101.9 de Paranaíba, levar conhecimentos básicos sobre administração, economia, finanças e inovação ao público em geral, especialmente aos pequenos empresários, produtores rurais, donas de casa e estudantes. Com isso, consegue-se informar as pessoas em temas relativos a finanças empresariais e pessoais, marketing, gestão, recursos humanos, administração financeira e economia. Ademais, trata-se de uma forma de divulgar a UFMS/CPAR, o curso de Administração e, especialmente, os trabalhos realizados pelos professores e pelos acadêmicos envolvidos no projeto, objetivando aproximar e integrar a Universidade das Pessoas. Por fim, é um modo de divulgar a UFMS, especialmente o campus de Paranaíba para outras regiões.

Para mais informações: odirlei.moro@ufms.br

Economia Bancária: estudo sobre o sistema e os produtos financeiros

Coordenador(a): Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro 

Resumo da proposta:  O presente projeto de extensão visa atender acadêmicos, profissionais bancários e a comunidade em geral por meio de aulas expositivas a respeito do tema ‘Economia Bancária’. Os encontros serão aos sábados das 8:00 as 12:00, tendo-se 17 encontros ao total, provavelmente EAD (google meet) ou whatsapp. As aulas adotarão a metodologia de aulas expositivas e dialogadas: o professor divide o conteúdo em grupo de acadêmicos; cada grupo faz uma exposição sobre o conteúdo e o professor faz as correções necessárias. Ademais, listas de exercícios/simulados serão aplicados todas as aulas para fixação de conteúdo. Ao final, os acadêmicos receberão certificado de participação no projeto de extensão. Portanto objetiva-se proporcionar aos interessados conhecimentos detalhados sobre o funcionamento e as principais características e produtos financeiros negociados do sistema financeiro brasileiro.

Para mais informações: odirlei.moro@ufms.br

UFMS Profissionalizante 

Coordenador(a): Rafael Pazeto Alvarenga 

Resumo da proposta: O projeto oferecerá um curso a comunidade de Paranaíba com disciplinas sobre o cotidiano de empresas de segmentos diversos, como o objetivo de capacitar os membros da comunidade que buscam o primeiro emprego ou querem melhorar seus conhecimentos na área. As disciplinas serão ministradas pelos alunos do curso de Administração, que terão a oportunidade de ter uma experiencia como docente enquanto estão na graduação. Como forma de garantir a qualidade do serviço oferecido, os acadêmicos professores estarão sobre a tutela de docentes (efetivos) do curso de Administração da UFMS (Campus de Paranaíba). Os professores do curso de Administração orientarão os acadêmicos na elaboração do material de aula e também oferecerão todo o suporte teórico associado à disciplina que será ministrada. Os acadêmicos professores serão orientados por professores que ministram, no curso de Administração da UFMS, as mesmas disciplinas (ou disciplinas similares) do curso profissionalizante. 

Para mais informações: rafael.pazeto@ufms.br

Cursinho UFMS Polo Paranaíba 

Coordenador(a): Tatiana Bertoldi Carlos 

Resumo da proposta: O objetivo principal do Projeto Cursinho UFMS – Polo Paranaíba é criar oportunidades para que alunos oriundos de escolas públicas e de baixo poder socioeconômico ingressem no Ensino Superior. Será conduzido por alunos de graduação dos cursos do Campus de Paranaíba, com supervisão de docentes, tendo como objetivo primeiro a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Serão oferecidas as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, bem como atividades que compõem um núcleo diversificado, cujo objetivo é a discussão e reflexão de temáticas de urgência social e que abrangem questões envolvendo ética, política, diversidade, meio ambiente, cultura, artes, entre outras, trabalhadas em formato ciclo de debates e discussão, dentro das disciplinas. O projeto vem contribuir com o papel de responsabilidade social da Instituição Universitária, como promotora da ampliação do acesso ao Ensino Superior.

Para mais informações: tatiana.bertoldi@ufms.br