Time Enactus UFMS Paranaíba desenvolve o empreendedorismo social no município

O Time Enactus UFMS Paranaíba, composto por acadêmicos do Câmpus de Paranaíba, tem três projetos implementados que beneficiam o município com ações de empreendedorismo, conscientização e educação.

O projeto Caseando é desenvolvido com um grupo de mulheres de terceira idade no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Jardim América. Maria Antonia Tiago da Silva, estudante de Administração e líder do projeto, conta que inicialmente o time ouviu as necessidades e expectativas das mulheres para que se criasse um vínculo afetivo.

Após o primeiro contato, o Time Enactus ofereceu algumas propostas para as mulheres com o objetivo de capacitá-las para novos desafios e agregar conhecimento para o grupo. “No momento o Caseando desenvolve atividades de customização e bordado. Todo o dinheiro arrecadado com o projeto é revertido para as próprias artesãs, com isso nossa iniciativa auxilia essas mulheres a terem uma renda e, consequentemente, sua autoestima é restaurada com o empoderamento que a arte proporciona”, conta Maria.

O projeto Motirô é desenvolvido com os feirantes da cidade. A maioria mora no campo e alguns se deslocam de outras cidades para trabalhar na feira de Paranaíba, que acontece aos domingos. Segundo Lucas Borges de Jesus, estudante responsável pelo projeto, o objetivo é melhorar a vida dos trabalhadores capacitando-os com habilidades em negócios e empreendedorismo, e proporcionando-lhes condições de vida mais sustentáveis.

“Neste momento de pandemia, onde não pode haver aglomeração de pessoas e, portanto, não pode haver a feira, estamos entrando em contato com cada feirante para que eles enviem fotos dos seus produtos e a gente possa divulgá-los. Assim as pessoas podem entrar em contato e comprar seus produtos”, explica Lucas.

Bruna Pereira dos Santos, estudante de Administração, lidera o projeto Yporã e conta que o objetivo é reutilizar garrafas PET e a água dos ares-condicionados para plantar uma horta vertical na UFMS. “A ideia é conscientizar a comunidade acadêmica quanto ao reuso da água e do PET, e melhorar a alimentação dos alunos”.

O primeiro ciclo do projeto contará com a plantação de folhas que serão entregues aos alunos em troca de sementes. Depois desse primeiro momento, Bruna explica que o objetivo é ir para uma escola da cidade e desenvolver o mesmo projeto lá. “Na escola o projeto deverá ser um pouco maior, os alunos terão a conscientização da administração financeira, pois a ideia é escolher uma sala que ficará responsável pela administração da horta. Nós vamos ensinar como fazer, nos afastar e voltar para ver se está tudo dando certo”.

Além desses projetos implementados, o Time tem se aproximado do Assentamento Serra e do Centro Rural do Alto Santana para levantamento de demandas e insights para o projeto Ruralidades. As atividades relativas a Cooperativa Recicla Paranaíba (COOREPA), gestão e educação ambiental, serão desenvolvidas pelo projeto Coorepetes. Devido à pandemia da Covid-19, as ações precisaram ser modificadas e o Time está se reunindo remotamente para planejamento e execução de ações à distância.

.

História

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que se dedica a inspirar alunos a melhorar o mundo por meio de Ações Empreendedoras. Presente em mais de 30 países, ela é composta por uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos que desenvolvem projetos que colocam a capacidade das pessoas em foco.

O Câmpus de Paranaíba (CPAR) compõe essa rede desde 2017 com o Time Enactus UFMS/CPAR e tem conquistado os alunos e construindo planos e projetos para o futuro. Foi o primeiro time a se estruturar em Mato Grosso do Sul – fato que traz muito orgulho ao Time.

Em 2016, os egressos Fernanda Sápia e Milton Cesar Gasparini, na época estudantes do curso de Administração, apresentaram um trabalho acadêmico no 1º Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil. Foi nesse evento que os alunos conheceram os times existentes e voltaram para Paranaíba com as informações necessárias para montar um time no campus. Eles formaram uma equipe e, em 9 de fevereiro de 2017, o Time Enactus UFMS-CPAR foi efetivado sob a liderança de Milton e Fernanda, e com os professores Geraldino Carneiro de Araújo e Ana Cláudia dos Santos como professores conselheiros.

O foco inicial do time era um projeto de extensão que tinha por objetivo fortalecer uma cooperativa de reciclagem da cidade de Paranaíba. “O ciclo 2017-2018 foi de muito aprendizado, entendendo o que é ser um time, o que fazer e o que reportar, ao mesmo tempo nos aproximando de outros times e dos coordenadores da Enactus Brasil, acredito que somos o primeiro Time Enactus de Mato Grosso do Sul”, afirma Geraldino.

No ciclo de 2018-2019 os alunos estavam mais estruturados e informados sobre o funcionamento da Enactus, portanto se organizaram para criar e fortalecer uma identidade do time. Eles continuaram com ações relacionadas a cooperativa de reciclagem, mas começaram a pensar em novas propostas. Em 2019, o time participou do Encontro Nacional Enactus Brasil com três trabalhos aprovados e sendo o único time a representar o estado.

O ciclo de 2019-2020 trouxe muitas mudanças e novos projetos. O time ganhou um novo nome “Time Enactus UFMS Paranaíba” e uma nova diretoria. “Iniciamos o ciclo com muita força de vontade, tivemos vários insights de ações sobre empreendedorismo social em Paranaíba, começamos a aproximação e criação de vínculo com a comunidade em algumas frentes e demos matching em algumas iniciativas”, conta Geraldino.

Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no CPAR)