PSICOLOGIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS É TEMA DE EVENTO

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

O grupo de estudo Raça, Classe e Mulheres (gênero) organizou o evento Psicologia e relações étnico-raciais que ocorrerá no mês da Consciência Negra. As palestras serão on-line e acontecerão em 14, 21 e 28 de novembro. A princípio, o evento foi pensado para estudantes do curso de Psicologia, mas acadêmicos de outras áreas que se interessem pela temática e que compreendem a importância do assunto também podem participar.

Jéssica Barbosa de Oliveira Silva é integrante do grupo de estudo e estudante do curso. “A ideia do evento surgiu devido ao mês da consciência negra e também por necessidade de se discutir mais essa temática no meio acadêmico, principalmente em um ano como o de 2020, no qual a violência do estado, no que se refere a raça e cor, foi muito alta.  Acreditamos que esse mês nossa voz será ecoada em diversos espaços e o evento é um meio importante para isso”, destaca.

A estudante explica que é fundamental que os acadêmicos e profissionais da Psicologia entendam a questão de raça e racismo como um fator determinante para o adoecimento psíquico da população negra. “Por isso os palestrantes convidados abordarão o processo histórico do país, a relação da descolonização dos corpos e a importância da psicologia em estudar as relações étnico-raciais”, explica Jéssica.

Para se inscrever é preciso acessar o perfil do evento no Instagram @psico_racial, onde é possível encontrar mais informações sobre os palestrantes e os temas que serão abordados. Confira abaixo a programação do evento.

Texto: Brunna Oliveira (estagiária da Agecom no Cpar)