“Você na Universidade” realiza orientação online para estudantes do Ensino Médio

Postado por: BRUNNA DE OLIVEIRA FREITAS

“Você na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: visitação e orientação no Campus de Paranaíba” é um projeto de extensão realizado desde 2016 com o objetivo de aproximar o estudante do Ensino Médio da Universidade e, dessa forma, estimular a reflexão sobre a escolha profissional.

Na visita ao campus os acadêmicos que participam do projeto apresentam os cursos existentes, as diversas formas de ingresso no Ensino Superior e os benefícios para permanência na Universidade, como os auxílios estudantis. Além disso, os estudantes do Ensino Médio conhecem as formas de ingresso específicas da UFMS, como o PASSE, e também são esclarecidas dúvidas sobre o cursinho pré-vestibular da instituição.

Desde início o projeto promove visitas dos alunos de diversas escolas públicas da cidade ao CPAR. Nessa visita, eles conversam sobre os planos para o futuro, as escolhas profissionais que pretendem fazer, além de discutirem sobre as possibilidades para a graduação de acordo com o sonho de cada um. Entretanto, devido a pandemia de Covid-19, o projeto teve que se adequar a realidade e desenvolver atividades que respeitem o isolamento social recomendado pelas organizações de saúde.

“A proposta é continuar na divulgação das formas de ingresso na Universidade, porém não mais através de visitas presenciais, mas utilizar outros recursos eletrônicos para divulgar aos alunos do Ensino Médio as formas de ingresso pertencentes às políticas afirmativas. Para isso, criaremos uma página no Instagram, já temos uma no Facebook e também estamos utilizando o WhatsApp, que será o canal de contato com os alunos. Nossas parcerias continuam sendo as escolas públicas da região de Paranaíba”, explica Ana Cláudia dos Santos, professora de Psicologia e coordenadora da ação.

A professora conta que as redes sociais serão abastecidas com informações sobre o ingresso na Universidade e de conhecimentos necessários para realização dos processos seletivos. “Talvez exercícios, temas de redação de outros anos das provas do Enem e a discussão importante sobre a escolha profissional ou sobre o processo de tomada de decisão de uma profissão. É importante fazer essa discussão com os alunos, abrir um canal de comunicação e levar informação para os jovens”.

De acordo com Ana Cláudia, o objetivo é construir uma rede de informação junto aos alunos do Ensino Médio para colaborar com esse momento em que muitas decisões são tomadas. “As escolas públicas da cidade, a comunidade acadêmica em geral e a comunidade da cidade devem fazer parte dessa rede. A proposta é construir pontes utilizando a tecnologia para contato com os alunos e a comunidade em geral”, afirma.

Esse ano o projeto está ofertando duas vagas para bolsistas e os candidatos podem estar matriculados em qualquer curso do CPAR. O trabalho de criação, desenvolvimento das páginas e abastecimento constante com informações que serão desenvolvidas em equipe deve ser feito por esses bolsistas, explica Ana Cláudia.

As inscrições encerram hoje, dia 25 de julho. Para mais informações clique aqui.

Brunna Oliveira – estagiária da Agecom no CPAR